Promo Instagram Instagram Square Size   2024 01 08T182816.974

Conheça e entenda os termos contábeis

Um relatório financeiro ou demonstração contábil é um relatório com saldo de contas contábeis e organizado segundo orientações normativas (Normas Brasileiras de Contabilidade e CPC).

Todas as empresas de grande porte, sociedades limitadas e até mesmo as que não são “sociedades anônimas” devem divulgar os balanços contábeis, para promover redução da assimetria informacional.

“Algumas sociedades são obrigadas a divulgar suas demonstrações anualmente: bancos, seguradoras e qualquer entidade equiparada a uma instituição financeira, devido ao risco sistêmico a que seus clientes e contrapartes de negócios estão expostos”, explica o professor da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Marcelo Cambria.

Os relatórios financeiros são utilizados para a prestação de contas do saldo patrimonial de uma empresa (ativos e passivos ou bens e direitos), contas de resultado (receitas, despesas e custos) ou contas que apresentam como a empresa originou ou consumiu seu saldo de caixa e equivalentes de caixa.

O documento apresenta saldos de contas patrimoniais, de resultado e contas representativas de geração ou consumo de caixa. Quando se tratar de uma Sociedade Anônima, toda empresa deve publicar suas demonstrações financeiras, exceto aquelas com menos de vinte acionistas e com patrimônio líquido menor que R$ 1.000.000,00 (um milhão de reais).

Ler um report financeiro pode ser difícil, caso não se conheça os termos mais comuns. Os reports financeiros podem ser de patrimônio, de resultado, de geração e consumo de caixa e de geração de valor adicionado pelas operações.

Segundo o docente, a melhor forma de lê-lo é compreender a sua estrutura, propósito e organização. Portanto, recomenda-se uma preparação prévia para o consumo das suas informações.

Há diversas sessões nas demonstrações contábeis. Por exemplo, no balanço patrimonial, temos: 

Ativos

Bens e direitos da companhia. Apresenta todas as aplicações de recursos que a empresa fez. Podem ser de curto prazo (ativo circulante – AC) ou de longo prazo (ativo não circulante – ANC). O prazo é, por convenção, de um ano. Isto significa haver ativos convertidos em dinheiro em até um ano ou após um ano. Há ativos circulantes que não têm a previsão de conversibilidade em numerário em nenhum momento, apenas se colocados à venda ou descontinuados, sem a contrapartida de caixa. 

Passivos

Obrigações exigíveis, ou seja, que têm data de exigibilidade. Podem ser exigíveis até um ano a partir da data do relatório patrimonial. Neste caso, serão denominados passivos circulantes (PC). Caso sejam exigíveis após um ano vindouro a partir da data de geração do relatório, serão designados passivos não circulantes (PNC). 

Patrimônio líquido

Sessão do balanço patrimonial que contêm a conta capital e demais contas vinculadas à geração ou destruição de riqueza dos sócios (contas reserva). Estas reservas têm previsão normativa ou são objeto de destinação específica de recursos, desde que tal previsão tenha sido votada em assembleia dos acionistas.

Receitas

Faturamento a que a empresa faz jus em determinado período caso haja a transferência do controle, riscos e benefícios do produto ou do serviço ao cliente. Não pode ser confundido com o recebimento financeiro, mas ao direito de auferir tal resultado por atender o cliente. 

Despesas

Esforço financeiro para a obtenção financeira. 

Custos

Bens e serviços aplicados na produção de outros bens ou na prestação de outros serviços. 

Fonte: Jornal Contábil


Imprimir