Itbi

Confira dicas para manter um planejamento fiscal eficiente em 2024

O sistema tributário brasileiro é algo bastante complexo, por isso é fundamental que os contribuintes estejam atentos às mudanças a fim de evitar multas, juros e outras penalidades.

Para que essa atenção não seja perdida, o contribuinte precisa sempre ter em mãos um calendário fiscal, que define as datas limites para o pagamento de tributos e entrega de declarações.

Mensalmente, o Portal Contábeis disponibiliza a agenda tributária do período para auxiliar nessa tarefa. Mas além dessa agenda, confira as três principais dicas para que o contribuinte empresário mantenha-se em dia com suas obrigações fiscais e garanta a saúde de seu negócio:
1. Domine o calendário fiscal

Estar com o calendário fiscal nas mãos é fundamental para um planejamento fiscal eficiente. Com ele, o empresário consegue ter o controle de suas próximas entregas e prazos, além de garantir que os tributos e obrigações sejam entregues dentro do prazo.
2. Crie um sistema de organização

Com o contribuinte tendo acesso aos prazos de pagamentos de tributos e entrega de declarações, fica mais fácil lidar com a gestão criando um sistema de alertas. Assim, é possível configurar lembretes para pagamentos, entregas de declarações e outras obrigações fiscais.

Além disso, é fundamental fazer uma boa documentação, mantendo os arquivos digitalmente arquivados como notas fiscais, recibos, guias de pagamentos e declarações. É importante também não se esquecer de fazer um backup de todos esses documentos para não correr o risco de perdê-los.
3. Mantenha-se atualizado

Para que o contribuinte não perca as mudanças e atualizações, é importante fazer o acompanhamento do site assinando a newsletter da Receita Federal, que traz as principais notícias sobre o calendário fiscal e informações relevantes. Além disso, é sempre bom conferir regularmente o noticiário para acompanhar as mudanças e novidades nas leis e normas que possam impactar a gestão fiscal.
Outro ponto importante também é buscar cursos e profissionais da área, por exemplo, contadores, que podem auxiliá-lo a explorar a possibilidade de obter benefícios e incentivos fiscais.

Fonte: Contábeis


Imprimir